Matéria

img8

A perda de peso como um processo saudável

Muito além da estética, o peso do corpo pode refletir o comportamento alimentar e influir diretamente na saúde de uma pessoa. O excesso de peso é um problema sério e deve ser tratado com especialistas.

Emagrecer nem sempre é uma questão de estética. Quanto maior o fator de obesidade, maior o risco de hipertensão, diabetes, colesterol alto e problemas articulares entre outras doenças decorrentes do sobrepeso. Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, divulgada em abril deste ano, Recife é a capital brasileira com o maior número de mulheres com excesso de peso.

Ainda segundo a pesquisa, este excesso está diretamente ligado aos maus hábitos alimentares, ao alto consumo de bebidas alcoólicas, refrigerantes que contém grande teor de açúcar, e principalmente, ao sedentarismo. De acordo com a pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico 2013 (Vigitel), que entrevistou aproximadamente 45 mil brasileiros em um questionário sobre hábitos alimentares e comportamento, apenas 40% das pessoas costumam comer frutas e hortaliças regularmente, porém consomem refrigerantes.

Na busca pelo peso ideal, diversas possibilidades são cogitadas e a maioria é drástica ou errada. Cirurgias de redução de estômago, o consumo de inibidores de apetites ou regimes drásticos sem orientação especializada, normalmente prejudicam mais do que ajudam. É preciso ponderar bem as opções antes de escolher.

Com objetivo de oferecer uma nova alternativa, no fim da década de 70, surgem centros modelos associados à imagem de retiros afastados das cidades, aos quais se ia para relaxar e, emagrecer. Desde então, com o acentuado crescimento da obesidade, o setor vem se adaptando cada vez mais a esse público.

“O excesso está diretamente ligado aos maus hábitos alimentares, ao alto consumo de bebidas alcoólicas, refrigerantes e sedentarismo.”

Segundo estimativa da Associação Brasileira de clínicas e spas (ABC spas), o setor teve um crescimento anual de cerca de 20% nos últimos seis anos, o que o coloca entre os melhores negócios dentre os que visam o de bem-estar. A demanda por qualidade de vida, estética e prevenção de doenças faz com que os spas cresçam cada vez mais em grandes centros populacionais.

O que até pouco tempo era um lugar apenas para quem buscava nova maneira de escapar do estresse e da correria do dia-a-dia, hoje se tornou um refúgio às pessoas cujo objetivo é perder peso. Um exemplo de sucesso no setor é a pioneira Pro Dieta, que está há 24 anos no mercado oferecendo serviços especializados no controle de peso e comportamento alimentar.

Comandada pela nutricionista Sylvia Lobo, o principal conceito do local é promover, com praticidade e por meio de dietas personalizadas, uma melhor qualidade de vida.  “Nosso trabalho é desenvolvido com um acompanhamento profissional particularizado e um cardápio diversificado capaz de agradar aos mais variados paladares”, diz a nutricionista.

Sylvia explica que o acompanhamento às pessoas com excesso de peso deve ser constante. “Além da primeira consulta e análise de todos os exames, é criado um perfil do paciente, traçado uma meta e os passos que ele terá que percorrer até atingi-la”. Reconhece que o modelo de vida corrida, a curta disponibilidade de tempo e às vezes até a falta de conhecimento quanto ao preparo adequado dos alimentos são fatores determinantes para que não se consiga seguir satisfatoriamente uma dieta. Por isso o estabelecimento possui alimentos congelados de baixa caloria, com um cardápio de mais de 80 pratos para as principais refeições. Tanto podem ser solicitados pratos avulsos, como pacotes diários, semanais ou mensais. “Nosso objetivo é evitar os lanches rápidos e errados por que não tem tempo de comer ou não tem nenhum lugar por perto”, explica Sylvia. Em todas as clínicas há venda de produtos light e dietéticos junto aos serviços de acompanhamento nutricional.

Aos pacientes que sofrem de grande ansiedade ou tem muita dificuldade em iniciar o processo, é possível procurar o serviço de internamento. “Para alguns é necessário ficar afastado do cotidiano e de tudo que está acostumado para começar a cuidar da alimentação, sem causar grandes prejuízos ao organismo por conta da mudança”, diz a nutricionista. Em parceria com o Summerville, a Pro Dieta oferece uma semana no spa com atividades de recreação e acompanhamento aos pacientes, a fim de adaptá-los a um novo modo de vida.

“O objetivo é evitar os lanches rápidos e errados, por que não tem tempo de comer ou não tem nenhum lugar por perto.”

Seguir uma dieta adequada e mudar o estilo de vida não é tarefa das mais fáceis. Pensando nisso, os spas contam com profissionais capacitados em prestar orientações de acordo com as necessidades de cada pessoa. Seguindo esse mote, outra clínica com este objetivo é a Santevie, cuja filosofia é disponibilizar tratamentos personalizados de alta tecnologia e reconhecidos no meio científico e acadêmico. Os protocolos individualizados de tratamento e as reavaliações periódicas garantem o sucesso terapêutico. Conta com uma equipe multidisciplinar composta por cirurgiões plásticos, dermatologista, endocrinologista, esteticista, fisioterapeutas, dermato-funcional e nutricionista.

O Sorelli Spa Urbano surgiu do ideal de duas amigas, Jacqueline Caetano e Ana Carina Santana, em criar um espaço que promovesse beleza e bem estar. É um espaço incrível, para você que quer conforto, exclusividade e uma infinidade de serviços afins reunidos em um só lugar. Um espaço para um dia especial, seja dia de noiva, dia de princesa, ou qualquer outro que você queira reservar para um tratamento vip. A área é ampla, com uma sala, banheira, penteadeira e maca para massagem. “A ideia é que você se sinta em um quarto de hotel, bem à vontade, utilizando os nossos profissionais na área de Cabelo e Maquiagem ou podendo levar seu profissional, e as pessoas que você quer que estejam ao seu lado nesse momento” explica.

img6