Matéria

HR011080313

Arte que transcende o físico

“A cultura é toda a produção ou manifestação voluntária, individual ou coletiva, que vise com sua comunicação à ampliação do conhecimento (racional e/ou sensível) por meio de uma elaboração artística, de um pensamento ou de uma pesquisa científica.”, define Ivan Freitas da Costa, autor do livro Marketing Cultural. Já o dicionário Michaelis exprime o significado da palavra como “7 Aplicação do espírito a uma coisa; estudo. 8 Desenvolvimento que, por cuidados assíduos, se dá às faculdades naturais. 9 Desenvolvimento intelectual.”

NOVA

Nas fotos, a coquista Selma do Coco sorri mostrando seu mítico dente de ouro; a contorcionista Índia Morena, mostra sua vaidade.

 A série de reportagem é um documento rico em conteúdo, história e essência da trajetória e trabalho dos 33 Patrimônios Vivos de Pernambuco (destes, apenas 28 estão vivos), compostos por  artistas e grupos de cultura popular que foram nomeados a partir de um edital do Governo do Estado, especificamente da Secretaria de Cultura.

O trabalho desenvolvido provou a capacidade que o Estado tem para receber novos investimentos voltados à valorização da história e raízes pernambucanas. Pernambuco Vivo foi dividido em duas etapas. A primeira, em outubro de 2013, gerou dois cadernos especiais, veiculados no próprio jornal e no hotsite do Sistema Jornal do Commercio. Já a segunda etapa foi finalizada em novembro. Em seguida foi lançada uma exposição multimídia, com fotos (algumas inéditas) e vídeos, que ficaram expostas na Torre Malakoff.