Matéria

Energia eólica movimenta milhões no Estado

A coordenadora de Novos Negócios de Suape, Luiza Villela, acredita que o Complexo tem se tornado um destino atrativo para as indústrias do setor eólico devido à localização, à infraestrutura portuária e industrial e à equipe capacitada da empresa para dar suporte durante o processo de instalação das fábricas.

Outro diferencial é o sistema viário do Complexo, projetado para o transporte de peças de grandes dimensões, sem interferências urbanas, sem aglomerações e que dispensa licenças especiais no trajeto entre o Porto e as fábricas. Além disso, uma nova via férrea – a Ferrovia Transnordestina – que ligará Suape ao município de Eliseu Martins, no Piauí, e Porto de Pecém, no Ceará, encontra- se em construção, o que facilitará ainda mais o transporte deste tipo de equipamento para outras regiões do Estado. A Transnordestina cortará todo o Estado de Pernambuco e do Ceará, passando próximo as áreas com grande capacidade de geração de energia.

Energia eólica é a transformação da energia do vento em energia útil, tal como na utilização de aerogeradores para produzir eletricidade, moinhos de vento para produzir energia mecânica ou velas para impulsionar veleiros. como alternativa aos combustíveis fósseis, é renovável, está permanentemente disponível, pode ser produzida em qualquer região, é limpa, não produz gases de efeito estufa durante a produção e requer menos terreno. O impacto ambiental é geralmente menos problemático do que o de outras fontes de energia. ICON-01

 Rebeca Buarque