Matéria

YOGA

Saúde espiritual na vida moderna

As práticas espirituais são cada vez mais procuradas como alternativa para levar uma vida mais saudável

O estresse da vida moderna tem feito muitas pessoas procurarem por práticas alternativas de relaxamento. A opção escolhida pode variar entre algumas atividades tradicionais como a leitura, o cinema, atividades físicas e a apreciação de boa culinária chegando até a tentativa de aperfeiçoamento da espiritualidade através de exercícios milenares. Bons exemplos são a meditação, o Tai Chi Chuan, o Yoga e o Reiki.

Tais práticas, comuns em muitos países como na Índia, China e Japão, têm chegado a Pernambuco de forma discreta, mas vêm conquistando um público cada vez maior e mais diversificado. Com o surgimento da demanda e procura de novos estabelecimentos especializados, estas práticas espirituais estão se estabilizando e marcando um território próprio. Os profissionais que trabalham nesta área muitas vezes são pessoas espiritualizadas, que acreditam em uma energia superior que rege o universo, e pregam a saúde do corpo, mas também da mente e da alma.

“O Reiki é fantástico”, afirma a massoterapeuta Irene Fiqueirôa. A empresária tem uma sala na área central do Recife e além de aplicar a técnica, faz massagens relaxantes. Irene começou a estudar o Reiki em 2009, porque sentia inquietação e achava que faltava alguma coisa na sua vida para que se sentisse plena. Desde então aplica a terapia holística em pacientes com problemas de saúde, acreditando que a prática espiritual causa a cura e diminui o estresse do dia a dia.

“O Reiki é a energia do universo que a gente traz para o ser vivo, em posição de mãos, através dos sete chakras, para promover a cura. Para ser ‘reikiana’ você tem que seguir alguns ensinamentos, como: não se zangar, não se preocupar e fazer tudo com amor”, explica a massoterapeuta.

Segundo Irene, ela não busca o enriquecimento, mas sim ajudar ao próximo. “Eu particularmente não gosto de cobrar. O meu principal objetivo com essa terapia é confortar as pessoas, acalmá-las e curá-las dos problemas que são colocados pela vida. Cobro o mínimo possível apenas para manter o meu espaço físico”. A massoterapeuta não vê o que faz como um mercado. “Não quero ganhar dinheiro com o Reiki. Não vejo o que faço como um mercado”, afirma.

Outra técnica espiritual cada vez mais adotada pelos pernambucanos é o Yoga. A jornalista Manuella Bezerra de Melo é um dos exemplos de pessoa que resolveu incluir a prática na sua vida. Segundo ela o Yoga mudou seu jeito de encarar a rotina puxada de dona do seu próprio negócio e mãe. “O Yoga apareceu na minha vida há três anos. Como tenho uma vida muito agitada, tento fazer a prática pelo menos 20 minutos por dia para baixar a energia. E, realmente, me ajuda profundamente.”

Segundo a própria jornalista, sua personalidade é forte e por isso muitas vezes teve problemas de relacionamentos no trabalho e na vida pessoal. “Minha vida mudou. Hoje sou uma pessoa mais calma, consigo parar e respirar, meu relacionamento com as pessoas melhorou muito. Procuro passar os ensinamentos doYoga para meu filho, ele adora fazer as posturas comigo”, conta Manuella.