Artigo

006-16

Desmistificando a elaboração de um currículo

Odilon Medeiros
Consultor em gestão de pessoas, palestrante e professor universitário.
om@odilonmedeiros.com.br

Com frequência respondo perguntas dos meus alunos e participantes das minhas palestras, sobre a forma correta de elaborar um currículum vitae.

São perguntas do tipo:

ICON2-01  Devo anexar cópias ou fornecer número dos meus documentos?

ICON2-01  Devo inserir foto?

ICON2-01  Atuei em várias empresas. Devo relacionar todas?

Há um interesse em fazer o “correto”, pois o currículo é a oportunidade inicial de convencer o selecionador que a participação daquele candidato no processo seletivo será benéfica para a empresa. O assunto desperta tanto interesse que, em uma rápida pesquisa em um site de busca, encontramos mais de 150.000 resultados. A realidade é que não existe uma maneira correta de elaborar um currículo, pelo simples fato de que ainda não existem normas técnicas para tal fim.

Apesar da falta de normas e por haver informações desencontradas, algumas orientações são bem recebidas pela grande maioria dos selecionadores. Entre elas podem ser destacadas:

ICON2-01  Os dados pessoais devem estar completos.

ICON2-01  Os contatos devem estar fáceis de visualizar.

ICON2-01  O objetivo do candidato deve conter onde ele deseja atuar, evitando frases que não apresentam informações relevantes.

Um procedimento que é recomendado é que o documento tenha uma página apenas, mas com o tamanho da fonte legível. Em casos especiais, usar no máximo duas páginas. Não há a necessidade de informar todos os cursos que o candidato participou. Nesta situação, o candidato deve apenas destacar os cursos que estão relacionados à vaga e/ou o curso de maior relevância.

 O candidato deve ter muito cuidado com a estética do documento, com a clareza das informações, revisar mais de uma vez o vocabulário utilizado, assim como a devida correção ortográfica. Para casos específicos, como o dos candidatos às carreiras acadêmicas, onde há a necessidade de outras informações, há o Currículum Lattes. Desmistificado o assunto, só resta lhe desejar sorte, vá em frente e seja feliz! ICON-01

O candidato deve ter muito cuidado com a estética do documento, com a clareza das informações, revisar mais de uma vez o vocabulário utilizado, assim como a devida correção ortográfica.