Artigo

BG_RMA-19

A superação nossa de cada dia

Marcos Aurélio Barroso
Sociólogo e executivo comercial da Denver S/A
mabsoares@hotmail.com

A vida contemporânea cada vez mais nosimpõe maiores desafios do que em qualquer época passada. Por causa disso, temos que nos superar a cada dia, principalmente no trabalho. Até porque, sem que nos demos conta, somos superantes natos!

Primeiramente, antes mesmo de nascer já precisamos competir e provar que somos capazes. Vencida essa etapa inicial, outros desafios virão, muitos deles certamente difíceis de enfrentar, mas não impossíveis. Depois precisamos aprender a andar. A queda e os machucados fazem parte do aprendizado, quanto mais caímos mais adquirimos a confiança necessária para seguir em frente. Estaremos aptos a levantar em nossa vida, quanto mais os tivermos dispostos a cair e assim vamos criando nossa própria armadura. A Psicologia chama isso de resiliência, a capacidade de lidar com problemas e superar frustrações.

Certa vez perguntou-se ao inventor da lâmpada elétrica Thomas Alva Edison, o que ele sentiu ao fracassar 999 vezes antes de ver sua lâmpada acender. Ele respondeu: “ Não fracassei em momento algum. Simplesmente descobri 999 vezes por que um lâmpada não acende.” Quanta sabedoria contida nessas palavras! Ele sabia o que estava fazendo, superando suas frustrações, determinado, não desanimou em momento algum, e todos sabemos a importância desse invento revolucionário.

No mundo dos negócios não é muito diferente. Quantas vezes não nos deparamos com Líderes que vencem crises e reinventam negócios?! Verdadeiros exemplos de superação. Diante de um mercado de pouca previsibilidade, não sabemos em que medida uma crise econômica irá nos atingir e por quanto tempo, então é preciso assumir uma perspectiva realista e positiva diante do futuro, além de ser capaz de usar as idéias para criar novas soluções.

BG_RMA-19

Esses exemplos de superação nos põem a refletir sobre os nossos desafios diários, se estamos explorando essa imensa força e trabalhando a nosso favor para a consecução de nossos sonhos e objetivos. Talvez não nos demos conta realmente de quanta coisa nos desafia todos os dias. Nesses tempos de hipercompetição que vivemos, principalmente aqui em Pernambuco, a rápida aceleração da aldeia global preconizada pelo filósofo canadense Marshall Mcluhan, onde os Países estariam cada vez mais interconectados política, econômica e socialmente, nos gera novas demandas e cobra, cada vez mais, novas competências, antes inimagináveis.

A boa notícia é que todos têm o poder da superação dentro de cada um. Podemos nos reinventar. Basta descobrir o código interno que vai acessá-la. Se alguém nos diz que tem o sonho de ser um dono de empresa, a primeira coisa que devemos perguntar é: Quantas horas você está se dedicando por dia para atingir seu desejado sonho? Tudo depende de nós.

O segredo é super-ação! ICON-01

Diante de um mercado de pouca previsibilidade, não sabemos em que medida uma crise econômica irá nos atingir e por quanto tempo, então é preciso assumir uma perspectiva realista e positiva diante do futuro, além de ser capaz de usar as idéias para criar novas soluções.