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Atendimento a clientes

O segredo para uma base fiel de clientes é simples

Seja uma postura apática, um olhar ou simplesmente um comportamento mal-educado. Um atendimento ao cliente, de forma desleixada é um dos problemas que mais destroem a imagem de um negócio. A propaganda negativa gerada por um mau atendimento pode ser muitas vezes maior do que a positiva por um bom atendimento. 

Segundo Micah Solomon, autor do livro High-Tech, High-Touch Customer Service: Inspire Timeless Loyalty in the Demanding New World of Social Commerce (ainda sem tradução para português), nós vivemos uma era onde um negócio pode prosperar ou afundar dependendo de como lida e compreende o seu relacionamento com o cliente. Dentro deste relacionamento é possível identificar três grupos de pessoas que podem determinar se alguém fará ou não negócios com você. São elas: pessoas com as quais os clientes interagem na sua empresa, pessoas que os mesmos conhecem na vida real e pessoas a quem eles  conhecem e confiam online.

Confira abaixo algumas dicas da Mercado para melhoria do atendimento: 

ICON2-01  POSTURA – Use dicção clara e o tom de voz na medida certa. Fale com confiança. Demonstre real disposição, energia e comprometimento para auxiliar o cliente naquilo que ele necessita.

 

ICON2-01  ATENÇÃO – Olhe nos olhos. Responda perguntas e se não souber, procure a resposta. Seja pró-ativo

 

ICON2-01  CONTROLE  – Não permita que uma reclamação evolua para uma discussão. Apesar de que o diálogo deve ser sempre mantido, às vezes o cliente deve ser enfrentado sim. Não deixe que a situação se escalone.

 

ICON2-01  TEMPO – Respeite o tempo das pessoas. Uma boa empresa engloba muito mais que a qualidade do produto e a qualidade do atendimento também é fundamental.

 

ICON2-01  PRAZOS – Informe prazos e soluções reais. Não faça promessas que não pode cumprir. São procedimentos simples e até óbvios, mas que possuem significados bastante positivo e auxiliam nas nossas relações comerciais.

São procedimentos simples e até óbvios, mas que possuem significados bastante positivo e auxiliam nas nossas relações comerciais. ICON-01