Artigo

(NOVO)Post_Revista Mercado Aberto-23

Construindo metas inteligentes

Dativo Coêlho
Gerente Corporativo do IAP, instrutor e palestrante
dativocoelho@hotmail.com

Era uma vez Abad, uma pessoa que se queixava do fracasso na vida. Como poderia alguém com saúde física e mental, família, um bom emprego, amigos, equilíbrio financeiro e muita fé, queixar-se da vida?

Certo dia, num sonho, ele perguntou a um sábio por que não conseguia sentir- se realizado e plenamente feliz? Por que não encontrava motivação para o dia-a-dia? Por que não se sentia uma pessoa produtiva?

O sábio pediu que ele cantasse uma canção.  Imediatamente ele cantou:… Esse caminho que eu mesmo escolhi, é tão fácil seguir, por não ter aonde ir…

O sábio sorriu e disse: conheço muitas pessoas que, assim como você, gostam e vivem como esta música.
Abad pediu ao sábio para explicar melhor.

Disse o sábio: Pelo visto, você necessita aprender a estabelecer metas inteligentes em sua vida.

Abad nunca havia elaborado uma meta, por isto, pediu ao sábio que lhe ensinasse o que seria uma meta e como construiria metas inteligentes.

Disse o sábio: uma simples meta, em geral, nos indica o resultado considerado necessário para o alcance de um objetivo.  Entretanto, a meta inteligente precisa nos orientar, incentivar e constituir-se num referencial objetivo para a avaliação do resultado de nossas ações.

Para tanto, na construção de uma meta, seguir o acróstico SMART é uma prática consagrada.

Specific (Específica) – A mais específica possível, com todos os detalhes registrados e respondendo claramente à pergunta: o quê? Com isto nos ajuda a enxergar o alvo que desejamos acertar.

Measurable  (Mensurável)  – Dimensionada e respondendo à pergunta: quanto? Isto nos dará a percepção de desempenho, pois poderemos avaliar o quanto já temos ou precisamos conquistar.

Attainable  (Atingível) – Alcançada, ou seja, possível de ser realizada e respondendo à pergunta: como? Isto nos ajudará no passo a passo das ações necessárias.

Realistic  (Realista)  – Importante e dentro da realidade e respondendo à pergunta: por quê? Quando consideramos que uma ação é possível e nos fará maiores ou melhores, encontramos mais disposição para ela.

Timely (Temporal) – Data completa para iniciar e terminar e respondendo à pergunta: quando? E aqui está a razão porque muitos ciclos não fecham e as pessoas sentem-se fracassadas. É necessário estabelecer um limite de tempo para execução e conclusão das tarefas.

A meta inteligente nos faz manter o foco e obter melhores resultados, por isto, constitui-se numa excelente ferramenta de gestão do tempo.
Abad entendeu o recado agradeceu e acordou para a vida! Estabelecendo metas inteligentes na vida, ele tornou-se mais produtivo no trabalho, mais próximo da família e com tempo para muitos amigos. Sua história encerra-se com o alcance de uma vida com menos estresse, mais saúde e muita felicidade. ICON-01