Artigo

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Responsabilidade social corporativa

Alberti Bittencourt
Engenheiro civil e de segurança do trabalho
abittg@gmail.com

Recentemente tive oportunidade deconhecer o Projeto de Voluntariado do Grupo Telefônica, que tem como ação principal o Dia dos Voluntári o s Telefônica. O objetivo é estimular e permitir que os colaboradores se envolvam e realizem ações sociais em alguma entidade, à escolha deles. E s te é apenas um exemplo de Responsabilidade Social Corporativa . Poderíamos citar centenas.

Esta atitude empresarial só comprova que está cada vez mais difundida, nos vários setores da sociedade, a ideia de que a atual situação do mundo requer atenção especial das empresas para sua dimensão social. As empresas, públicas ou pri vadas são agentes sociais no processo de desenvolvimento. A dimensão delas não se restringe apenas a uma determinada sociedade, cidade ou país, mas no modo com que se organiza e, principalmente, atua por meio de atividades essenciais.

O cenário mundial hoje exige uma consciência social e ambiental. As empresas mais valorizadas são aquelas conhecidas por uma atitude ambiental e social correta. Isso se reflete no seu valor de mercado. Existe até um link na Bolsa de Valores de São Paulo que destaca as empresas com preocupação socioambiental, dando-lhes uma valorização patrimonial superior às demais. O mundo empresarial já e n tendeu que a preocupação socioambiental não é apenas uma ferramenta de marketing. Ela rever te em benefício do próprio empresário, como a redução de sua carga tributária.

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Entretanto é preciso lembrar que apoiar o desenvolvimento da comunidade e preservar o meio ambiente não são suficientes para at ribuir a uma empresa a condição de socialmente responsável. Ela também precisa investir no bem- estar dos seus funcionários e num ambiente de trabalho saudável, além de promover comunicações transparentes, dar retorno aos acionistas, assegurar sinergia com seus parceiros e garantir a satisfação dos seus clientes e/ou consumidores. ICON-01

O mundo empresarial já entendeu que a preocupação socioambiental não é apenas uma ferramenta de marketing. Ela reverte em benefício do próprio empresário, como a redução de sua carga tributária. Entretanto é preciso lembrar que apoiar o desenvolvimento da comunidade e preservar o meio ambiente não são suficientes para atribuir a uma empresa a condição de socialmente responsável.